A ESCOLA - PROPOSTA PEDAGÓGICA


Escola de Educação Infantil Ser Criança
A Educação Escolar, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e uma vida escolar saudável. A Escola de Educação Infantil “Ser Criança” tem como objetivo dar condições às crianças para:
• desenvolver os aspectos físico, emocional, social e intelectual, a fim de integrar-se harmonicamente no sentido da expressão, comunicação e auto-direção consciente;
• compensar possível atraso no seu desenvolvimento cultural;
• oferecer condições adequadas ao desenvolvimento das dimensões sócio-afetivas e desenvolvimento sensório motriz, iniciativa, responsabilidade e criatividade;
• desenvolver hábitos, habilidades e atividades que são essenciais ao ajustamento satisfatório do individuo e que podem ser adquiridos eficientemente antes que a criança esteja pronta para o ensino escolar mais formal;
• prosseguir a sua educação no Ensino Fundamental.


São objetivos específicos da escola:
• Adaptar o aluno à realidade escolar;
• Oferecer ao aluno oportunidades de expandir-se livremente, satisfazendo seus próprios impulsos físicos, mentais e emocionais, de forma a favorecer o equilíbrio da personalidade;
• Estimular a criatividade;
• Partilhar experiências que favoreçam a auto-realização;
• Desenvolver as capacidades de aprender, distinguir e relacionar; vivenciar e resolver situações problemas; analisar, enumerar quantidades, propriedades; descrever e narrar;
• Desenvolver integralmente em termos biológicos, psicológicos e sociais;
• Observar (prestar atenção de forma seletiva e controlada);
• Localizar e / ou estabelecer relações espaço temporais;
• Perceber e reconhecer estímulos (recebendo, identificando, interpretando e correlacionando com experiências prévias);
• Expressões orais, gestuais, corporais, plásticas e musicais;
• Levar o educando ao desenvolvimento dos músculos, à coordenação motora, criatividade e socialização.


Dos objetivos do Ensino – expressos na lei ( artigo 3º da L.D.B)
I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III- pluralismo de idéias e de concepção pedagógicas;
IV- respeito à liberdade a apreço à tolerância ;
V- coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI- valorização do profissional da educação escolar
VII- garantia de padrão de qualidade;
VIII- valorização da experiência extra-escolar;
IX- vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


Organização e Composição Curricular:
* Atividades PERMANENTES: aquelas atividades ministradas quase que diariamente, planejada e vistoriada pela coordenação pedagógica da escola (ministrada pelo corpo docente);
* Atividade de HORTICULTURA: o objetivo é a integração das crianças com a natureza, permitindo que se interessem nos seus cuidados de cultivo, plantio, regar e também na degustação dos vegetais plantados (ministradas pelo corpo docente e direção);
* Aulas de MÚSICA: estas diversificam-se de acordo com o cronograma das professoras; realizada com o intuito de despertar na criança o prazer de ouvir músicas de diferentes gêneros, músicas acompanhadas de brincadeiras de roda/folclóricas, acesso a bandinha com vários instrumentos musicais; incentivar a dança, teatro musica, etc;
* Aulas de INGLÊS: intensifica em mostrar para as crianças a língua estrangeira e despertar um entusiasmo para futuros aprendizados. As crianças aprendem vocabulários simples como cores, números, músicas, diálogos e cumprimentos (ministradas pelo corpo docente e direção);
* Atividade de EXPRESSÃO CORPORAL e EDUCAÇÃO FÍSICA: buscamos desenvolver a coordenação motora, ritmo e interesse para uma atividade física futura. Exploramos o conhecimento do próprio corpo como mãos, braços, pernas, tronco, cabeça com movimentos diversos. Julga-se necessário a utilização de materiais diversos como cordas, músicas, bolas, bambolês, dentre outros (ministradas pelo corpo docente e direção);
* Aulas de CULINÁRIA: adquirida pela escola com o intuito de incentivar as crianças a se alimentarem com alimentos saudáveis, feitas muitas vezes por eles... nesta atividade (realizada mensalmente), as crianças vão para a cozinha (com a supervisão da professora) e ajudam-a a lavar as frutas, corta-las e misturar outros ingredientes para uma deliciosa salada de frutas (por exemplo).


Objetivos gerais para desenvolver conteúdos para as turmas de Educação Infantil:
1 – Área Matemática: com o objetivo de proporcionar à criança a construção do seu conhecimento, resolvendo continhas, distinguindo números e quantidades, seqüência lógica, classificação, seriação, etc. Utilizando para isso, o pensamento lógico e criativo.
2 – Área de Língua Portuguesa: com o objetivo da criança fazer o uso de diferentes linguagens (oral, corporal, plástica e gráfica), com meios de expressar e comunicar com clareza e coerência, idéias, criatividades, sentimentos e necessidades.
3 - Área de Ciências Naturais: com o objetivo da criança conhecer e passar a valorizar as coisas que estão ao seu redor, que também adotem hábitos saudáveis que assegurem uma boa qualidade de vida, agindo futuramente com responsabilidade em relação a uma vida melhor coletiva.
4 – Área de Ciências Sociais: com o objetivo da criança situar-se na realidade social em que vive e a realidade de que tudo existe em nosso mundo social, permitindo assim que a criança conheça a origem (inclusive a sua) e saiba utiliza-la.