NOSSO DIA A DIA



Mamãe e papai, vamos ver o que temos de legal em nossa estadia escolar?!?

Segunda-feira: Saco Surpresa _será enviado via agendinha um saco de TNT (uma criança por semana) onde os pais juntamente com seus filhos, colocarão um objeto dentro dele a ser trabalhado no dia seguinte na roda da conversa. O objetivo é explorar conceitos como: tamanhos, texturas, quantidades, letras, etc.

Terça-feira: Educação Física - Capoeira com o tio Job _mexer e explorar o corpinho da criança com atividades envolvendo corridas, bolas, cordas, bambolês e obstáculos, além do trabalho envolvendo as regras dos jogos e brincadeiras. Faz-se necessário o uso de tênis nesse dia!

Quarta-feira: Inglês (a partir do Maternal III) e Musicalização Infantil com o tio Rafael _atividades envolvendo palavrinhas do cotidiano da criança, assim como números, palavrinhas de cortesia, animais, cores, etc. Já a música (embora seja uma atividade diária), trabalharemos o ritmo, vocabulário, construção de instrumentos com materiais recicláveis e relaxamentos.

Quinta-feira: Projeto Amigo da Escola _uma criança por semana levará para casa o boneco de tamanho real (que as crianças darão nome e idade a ele) e nos lares, o aluno terá a oportunidade de mostrar a sua rotina e costumes da família. Será enviado junto, um caderninho onde será relatado (por escrita, desenho e/ou pintura) um pouquinho dessa experiência, que será exposta na roda da conversa no dia seguinte.

Sexta-feira: Dia do Brinquedo e Projeto Brincadeiras Antigas _como de costume às sextas-feiras nossos alunos poderão trazer de casa um brinquedo (já com o nome da criança) onde exploraremos o lúdico e o faz de conta. Um dos principais objetivos no envio do brinquedo, é trabalhar a socialização entre as crianças do grupo, sendo assim, faz-se necessário que o brinquedo seja “simples” e não eletrônico, onde todos possam manusea-lo e se divertir!
Já o projeto “brincadeiras antigas”, uma criança por semana levará para casa brinquedos / brincadeiras que hoje em dia foram esquecidos pelo tempo, como por exemplo “cinco Marias”, “peteca”, “pião”, “amarelinha” dentre outras... e em casa com seus familiares, aprender brincando! Sempre envolvendo aspectos de “regras”, “esperar a sua vez”, “ganhar e perder”... Acompanhará um caderninho para relato dessa experiência.

·         As atividades da apostila (do Maternal II em diante) serão exploradas diariamente em sala de aula, envolvendo as disciplinas de portugês, matemática, história, geografia, ciências e saúde. “Tarefinhas” lúdicas respeitando a faixa etária / cognitiva da criança! Manuseio de tinta, canetinha, lápis, giz, tesouras, colas, massinhas, revistas, linhas, etc...
·         Contação de histórias também farão parte do nosso cotidiano, seja na sala de aula ou fora dela, tendo como auxílio fantoches, tecidos, bonecos, livros, revistas e jornais!
·         Experiências na cozinha / culinária também serão desenvolvidas mensalmente, com saborosas receitinhas, e em cada uma delas com um tempeirinho muito especial: o amor das tias e crianças no feitio!
·         Nossas exposições de trabalhinhos também serão desenvolvidas no decorrer do ano, sendo essas bimestrais... Temas relacionados ao cotidiano infantil e feitio “direto” dos alunos para com o resultado final da obra!
·         Atividades extra-salas também acontecerão diariamente, afinal de contas, criança adora um parquinho! E os nossos são cobertos e fresquinhos, com cama-elástica, parede de desenhos, campinho de futebol, tanques de água, brinquedoteca com brinquedos de faz-de-conta, livros e jogos pedagógicos, brinquedão, gangorras, casinha, escorregadores, gira-gira, brinquedos de montar e muito mais!!!        
           O hino nacional e o desfralde da bandeira do Brasil acontecem todo primeiro dia de cada mês, uma demonstração de cidadania, respeito e civismo para com nossa amada pátria!                
    
       Que delicinha de atividades né?! Que Papai do Céu nos abençoe em mais esse ano, e que possamos desfrutar de tudo isso com muito prazer e responsabilidade!        Esperamos a aprovação de todos e quaisquer sugestões, serão muito bem-vindas!
       Estejam sempre atentos às postagens no site da escolinha! Assim poderão acompanhar através de fotos e textos um pouquinho mais do dia a dia da Ser Criança!              

    #ComoÉBomSerCriança                             #DeixeACriançaSerCriança 
                                     #SerCriançaComAmor                                #DomEPrazerEmEducar